Qual a diferença entre impressoras fiscais e não-fiscais?

Qual a diferença entre impressoras fiscais e não-fiscais?

Eis uma dúvida muito frequente entre varejistas. Na hora de planejar a automação comercial dos estabelecimentos e honrar as obrigações fiscais e tributárias, muitos se confundem quanto ao melhor equipamento para impressão dos cupons de venda ou dos cupons fiscais. Neste momento, surge a dúvida: qual a diferença entre impressoras fiscais e não-fiscais?

De fato, os dispositivos não são as mesma coisa e nem têm as mesmas funções.

As impressoras fiscais também são conhecidas como Emissores de Cupons Fiscais (ECF), porque, conforme a sigla sugere, emitem os cupons entregues ao consumidor ao final da compra.

Para executar esta tarefa, esse equipamento é dotado de um pequeno computador que armazena todas as informações das vendas fechadas naquele estabelecimento, os transmitindo periodicamente para os órgãos de apuração, como a Receita Estadual ou a Secretaria da Fazenda.

Por isso, as impressoras fiscais são maiores e mais complexas que as impressoras não-fiscais.

As impressoras não-fiscais não armazenam nenhuma informação, e sim imprimem este e outros documentos presentes no estabelecimento comercial.

Vale lembrar que alguns Estados, como em São Paulo, o ECF vem gradualmente sendo substituído pelo Sat Fiscal, equipamento exclusivo para armazenamento e informações fiscais do estabelecimento.

Por conta disso, os varejistas precisam providenciar um outro dispositivo para realizar a impressão – de modo que as impressoras não-fiscais são a melhor opção.

Como já mencionamos aqui, o equipamento é menor e mais funcional que seu antecessor, mas as vantagens não param por aí.

As impressoras não-fiscais imprimem os cupons de venda, mas também emitem outros documentos do estabelecimento, tais como senhas, pedidos, tíquetes, comandas, controles de acesso com QR Code e guias de localização.

A impressão é muito mais rápida e a integração com os demais itens do Ponto de Venda é mais eficiente.

Diferentemente da ECF, as impressoras não-fiscais podem ser deslocadas para outros pontos da loja, sem necessidade de cadastro de códigos e certificados digitais. 

Vamos resumir?

O ECF está com os dias contados em alguns estados, e será necessário providenciar um equipamento só para passar as informações ao Fisco – o Sat Fiscal (que não imprime documentos).

Por conta disso, a impressora não-fiscal surge como aliada para emitir os cupons aos clientes e outros documentos do estabelecimento comercial.

Melhores opções de impressoras não-fiscais

Esclarecidas as principais diferenças, vamos conhecer algumas das melhores opções de impressora não-fiscal do mercado.

A Print iD, desenvolvida pela Control iD, é dotada de mecanismos de impressão de alta performance e alta qualidade, com vida útil de até 200 km de material impresso. O equipamento funciona como papel termossensível (cuja reposição é simples e barata) e assegura uma saída de caixa rápida.

Já a Print iD Touch reúne essas mesmas características alinhadas com um display touchscreen de 2,4’’ para uso de vendedores e gerentes- que podem acionar as funções da impressora manualmente e sem dificuldades.

Os dois equipamentos contam com diversas formas de comunicação – de cabo USB ao WiFi, podendo integrar-se aos outros equipamentos do PDV ou funcionar de forma autônoma para emissão de guias e senhas.

Quer saber mais?

Conheça aqui as impressoras não-fiscais da Control iD e entenda por que realmente estamos falando de um produto de alta performance.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades