Checklist PDV: quais equipamentos compõem a automação comercial?

Checklist PDV: quais equipamentos compõem a automação comercial?

Da frente de caixa à gestão do negócio, a automação comercial está em todo o varejo e é importantíssima para o PDV. E não é para menos: equipamentos e softwares ajudam a realizar procedimentos que costumam envolver muitos erros quando operados manualmente e liberam profissionais para atendimento e out1ras áreas importantes.

Se você chegou até aqui, provavelmente está considerando levar seu estabelecimento de vez para o conceito de automação comercial. Neste post, trazemos um ckecklist completo com os principais equipamentos que sua loja precisa ter para avançar alguns estágios neste quesito.

Vamos lá?

itens indispensáveis no PDV

Impressora térmica auxilia atendimento no PDV

Esse é indispensável.

As impressoras térmicas não só imprimem os comprovantes de venda na frente de caixa, como também servem para emitir bilhetes de senhas, organizar filas e encaminhar pedidos para a cozinha.

A Print iD e a Print iD Touch, da Control iD, são os equipamentos mais buscados neste segmento. Com impressão termossensível de alta performance e conectividade com os demais itens do PDV, os dispositivos são compactos e muito fáceis de operar – incluindo o display exclusivo para o cliente ou o operador de caixa, sensível ao toque da Print iD Touch.

Balanças digitais

Se o seu PDV pesa os itens a granel no caixa, lembre-se de que é preciso disponibilizar um medidor também para o cliente. Esse equipamento pode ser simples ou integrado a um leitor de código de barras/QR Code, que já informa o preço. 

Leitor de código de barras

Disponibilizado nas gôndolas, geladeiras ou na frente de caixa, o leitor informa os preços dos produtos aos clientes. Versões mais modernas também apresentam informações nutricionais e validade dos produtos.

Coletor de dados

Também por meio da leitura de código de barras, esse equipamento é para uso interno do PDV. O operador mapeia em tempo real o estoque e o vencimento dos produtos, auxiliando no controle e nos pedidos para os fornecedores.

Sat Fiscal

Substituto do Emissor de Cupom Fiscal (ECF) no Estado de São Paulo, o Sat Fiscal informa as vendas para a Secretaria de Estado da Fazenda, sem chances de perdas ou erros no sistema. O equipamento não faz impressões, daí a necessidade de o local contar com impressoras térmicas.

O Sat iD, da Control iD, atende a todas as especificidades do Fisco Paulista e está pronto para fazer a substituição do ECF em seu PDV.

Self checkout

Composto por leitor, balança, visor, gaveta de notas e máquina de cartão, o self checkout é um sistema que possibilita que o consumidor feche sua compra sem passar pelo caixa convencional.

Frente de caixa

Aqui, temos uma estrutura própria e interligada, composta por?

  • Monitor e computador com aplicativo comercial;
  • Leitor de código de barras;
  • Balança;
  • Gaveta de dinheiro;
  • Leitor biométrico;
  • Esteira rolante;
  • Máquina de cartão
  • Visor para o cliente
  • Impressora térmica

São tantos itens que tudo tem que funcionar direitinho, não?

Falhas na conectividade entre esses dispositivos levam a falhas e atrasos e, por consequência, verdadeiros ataques de fúria dos consumidores mais apressados.

Por isso, não deixe para investir depois na automação comercial do seu PDV. Esses equipamentos são muito importantes e, ao final, sua empresa vai economizar com operações manuais anacrônicas que ficarão no passado.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades