Atenção varejista: veja como cadastrar as chaves PIX

Atenção varejista: veja como cadastrar as chaves PIX

Em operação desde novembro de 2020, o PIX promete agilizar transações financeiras e vendas, além de diminuir custos para o varejo. No fim de outubro, mais de 50 mil chaves PIX haviam sido cadastradas, o que representa uma imensa adesão a este meio de pagamento. 

Para o varejista, a modalidade traz uma série de vantagens. Pela primeira vez, uma transação será efetivada em tempo real! Mais até do que o dinheiro vivo – já que, no fim do dia, o comerciante precisa depositar esse numerário e esperar um dia para a compensação. Além disso, as taxas envolvidas no processo também tendem a ser menores.

Pelo Pix, compras e transferências poderão ser feitas exclusivamente pelos aplicativos de bancos, cooperativas de créditos, fintechs e outras instituições financeiras. Basta que o comprador informe a chave PIX do vendedor em seu aplicativo e pronto! A compra é concretizada.

A chave do comprador também poderá “ler” QR Code ou links gerados pelo celular.

Ainda não cadastrou suas chaves? Veja como é simples.

O primeiro passo é ter algum tipo de conta (não precisa ser corrente) em banco, fintech ou outra instituição de pagamento.

Todas as empresas autorizadas pelo Banco Central são obrigadas a oferecer o PIX – portanto, no aplicativo da sua instituição já deve ter um ícone para esta funcionalidade.

Você pode escolher quatro formas de cadastro (ou apenas algumas delas): CPF/CNPJ, email, telefone celular e uma chave aleatória, que receberá um apelido.

Pronto: o cliente, ao chegar em sua loja, vai pedir uma dessas chaves. Você, vendedor, vai informar seu CPF/CNPJ, email, telefone celular ou a chave aleatória e a venda será efetivada em poucos segundos.

Pessoas físicas só podem ter um tipo de chave por banco/fintech. Ou seja, se você pretende cadastrar o CPF em um banco X, mas pretende ter chave PIX em outro banco, poderá utilizar somente o email, o celular ou o código aleatório.

Já as pessoas jurídicas poderão ter até 20 chaves por conta, mas não é possível repetir o CNPJ em outra instituição bancária. Por isso, já vem ocorrendo a chamada “guerra das chaves” – mais um ponto positivo para o varejista: mais concorrência, melhores ofertas.

Transferência do valor, na hora, com o PIX

Em 2019, de acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), mais de 1,2 bilhão de transferências por TED e DOC foram feitas em aplicativos e outras 561 milhões foram realizadas no internet banking. Isso demonstra o uso massivo de dispositivos digitais para efetivar compras, vendas e transferências. 

Já se prevê que boa parte destas operações migrem para o PIX, mais barato e rápido.

Para o varejista, além de receber na hora, também é possível pagar os fornecedores com maior agilidade, garantindo compras a curto prazo e a renovação mais eficiente dos estoques.

No fluxo de caixa, a tendência é a de que o comerciante tenha melhor noção sobre as receitas da empresa, uma vez que não depende mais dos prazos para compensação das compras feitas por boleto, cartão de crédito, cartão de débito, cheques, TEDs, DOCs e outras modalidades de pagamento.

Por isso, estude o melhor banco/fintech para o seu negócio e cadastre já suas chaves PIX. Logo, logo você ouvirá clientes perguntando sobre o PIX em seu estabelecimento.

E a Control iD pode ajudar com outros equipamentos que asseguram a automação comercial, como o Sat Fiscal e as impressoras térmicas não-fiscais. Conheça melhor essas ferramentas e agilize ainda mais suas transações.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades