5 vantagens decisivas do PIX para o varejo

5 vantagens decisivas do PIX para o varejo

Com mais de 50 milhões de chaves cadastradas, as operações via PIX tiveram início em novembro no Brasil e já ganharam a adesão em massa do varejo. A expectativa é a de que o meio de pagamento esteja plenamente difundido em poucos meses, por reunir uma série de vantagens para comerciantes, compradores e demais cidadãos que precisam fazer alguma transação financeira.

Neste post, reunimos as principais vantagens nas quais o varejista precisa pensar para aderir de vez ao PIX.

Maior rapidez nas transações

TEDs e DOCs não são compensadas imediatamente. Ambas dependem de dias úteis – as TEDs “caem” no mesmo dia, enquanto o DOC “cai” no dia seguinte. Na maioria das vezes, há taxas que incidem na conta de quem fez a transferência.

Cheques então – nem se fala. Em extinção, esse meio de pagamento depende da compensação na “boca do caixa” ou nos terminais de autoatendimento – sujeita a conferência e devolução por falta de fundos ou inconsistência dos dados.
E o dinheiro – esse sim – é uma transação instantânea, certo? Errado! A menos que todo o dinheiro de seu estabelecimento fique no caixa, você sempre precisa se dirigir ao banco com grandes volumes e depositar nos terminais, aguardando o dia seguinte para a compensação.

No caso dos cartões de crédito e débito, é preciso aguardar a remessa das operadoras. E, por fim, os boletos também dependem de um tempo para cair na conta do credor.

O PIX acaba com tudo isso. A transação será praticamente instantânea, a qualquer hora do dia, em todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos.

Menos taxas

Para pessoas físicas, o PIX não inclui taxas, o que já é uma vantagem inédita entre as transações digitais.

Para as pessoas jurídicas, o PIX terá uma taxa muito mais amigável, que inicialmente não ultrapassará a barreira dos centavos. Isso vai variar conforme o banco ou fintech à qual o empreendedor estiver vinculado – algumas instituições já anunciaram a gratuidade também para PJs. 

Essa é uma boa hora para consultar seu banco sobre como a instituição vai agir com relação às taxas do PIX.

O PIX significa ter mais opções para o cliente

Estabelecimentos comerciais que aderirem ao PIX estarão na vanguarda das soluções de pagamento, o que pode atrair mais clientes.

O PIX é a primeira opção de pagamento digital para os cidadãos desbancarizados – são quase 50 milhões no Brasil – bastando a eles ter uma conta em fintech, cooperativa de crédito ou em uma das quase 800 empresas habilitadas para operar com o PIX no país.

Maior segurança nas transações e controle do fluxo de caixa

Cada vez mais distantes do dinheiro vivo, os estabelecimentos comerciais ganham agora uma opção instantânea que dará mais musculatura para o fluxo de caixa, atualizado de maneira simultânea à transação. Isso permite mais controle para as finanças da empresa, que não depende mais das datas de compensações.

Por fim, a empresa pode se tornar um pequeno terminal de autoatendimento, uma vez que clientes poderão fazer saques via PIX. A tendência é que isso estimule o retorno do dinheiro diretamente na loja.

O PIX vai gerar maior concorrência entre as instituições

Às vezes, o empreendedor pode se sentir “amarrado” ao banco ou à instituição financeira a que pertence.

O PIX pode diminuir esta dependência. Bancos, fintechs e demais empresas estão muito interessadas em adquirir as chaves de uma legião de brasileiros que aos poucos estão aderindo ao sistema, o que aumenta a concorrência e pode melhorar o relacionamento bancário em todas as outras frentes.

Neste post, você fica por dentro de como funcionam as chaves PIX (linkar com texto relacionado).

O PIX é mais um passo definitivo rumo à automação comercial – digitalização e automatização de procedimentos que facilitam a vida do estabelecimento comercial. 

E a Control iD tem dois dos principais equipamentos da automação comercial – a impressora térmica não-fiscal e o Sat Fiscal

A primeira garante a impressão rápida de cupons e demais documentos do dia a dia da empresa e a segunda fornece as informações de venda de maneira rápida e segura para o Fisco. Faça já uma cotação e conheça mais a linha de equipamentos de automação da Control iD.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades