Dispositivos

O dispostivo é todo terminal fabricado pela Control iD que está instalado na sua empresa, por exemplo: iDAccess, iDFit, iDBlock, iDBox ou iDFlex.

O cadastro de dispositivos é bem simples, basta preencher os campos da tela e ficar atento ao símbolo * (que significa que esse campo é obrigatorio), após preencher todos os campos e confirmar que estão corretos basta clicar no botão "Salvar".

O botão "Testar Conexão" permite verificar se o dispositivo está na rede.

Figura 8 - Cadastro de Dispositivos

Figura 9 - Aba Leitoras

A aba Leitoras corresponde às áreas; que podem estar vinculadas a esse dispositivo Figura 9 - Aba Leitoras

Figura 10 - Avançado

A aba Avançado corresponde às configurações do dispositivo, por exemplo, atualizar data e hora (Figura 10).

Área

A área é qualquer espaço dentro ou fora da empresa que possua um controlador de Acesso, normalmente as Áreas são nomeadas de acordo com o espaço, por exemplo, “Recursos Humanos” ou "Entrada Principal".

O correto preenchimento do nome da Área depende dos espaços que existem dentro da organização (empresa, condominio ou casa).

O cadastro é bem simples, basta preencher o campo nome (Figura 11) e após identificar se está área é interna ou externa e preencher todos os campos e confirmar que estão corretos basta clicar no botão "Salvar".

A área externa normalmente é a área que está "fora" podendo ser uma "saida", entenda como "saida" o espaço que está exterior a organização, enquanto a área interna é composta dos espaços dentro da organização (empresa, condominio ou casa). Após definir a área como interna ou externa basta vincular as leitoras (Figura 12).

Figura 11 - Cadastro de Áreas

Figura 12 - Cadastro de Áreas/ Vincular Leitoras

Horários

O horário é composto por faixas essas faixas correspondem ao tempo de permanência do usuário na empresa, por exemplo, 08:00hs - 18:00hs, e cada dia da semana possui a sua faixa.

Essa flexibilidade permite que o sistema se adapte a diferentes tipos de horários (figura 13).

Figura 13 - Cadastro de Horários

Para definir o horário do acesso da pessoa aos dispositivo basta digitar o horário inicial no campo Início e o tempo final da jornada no campo Fim, conforme o exemplo disponível na Figura 14.

Exemplo:

A faixa de horário definida na segunda-feira das 08:00hs até 18:00hs, limita o acesso até as 18:00hs após esse período o usuário não terá acesso a área.(Figura 14)

Figura 14 - Cadastro de Horários/Faixa de Horário

Regras de Acesso

A regra de acesso é o item mais importante do tópico Acesso, sua importância é definida porque os dispositivos utilizam ela para realizar as configurações de Acesso em determinadas Áreas.

A regra de acesso é o eixo principal que relaciona departamentos, usuários, horários e áreas. Para realizar o cadastro da regra de acesso, há cinco etapas:

  1. Definir o Nome;
  2. Quem podera acessar?;
  3. Quando podera acessar?;
  4. Onde podera acessar?
  5. Confirmar os dados

Definir o nome

A primeira etapa “definir o nome” basta preencher o campo nome com a melhor definição para a regra de acesso (Figura 15) e clicar no botão Continue. Figura 15 - Cadastrar Regra de Acesso

Quem?

A segunda etapa é selecionar pessoas, departamentos, grupos, empresas ou tipo, neste exemplo, vamos selecionar o departamento padrão, clique no botão ao lado do nome do departamento e após clique em continue (Figura 16).

Figura 16 - Regra de Acesso / Quem?

Quando?

A terceira etapa é selecionar o horário que será aplicado a regra de acesso, estamos definindo quando as pessoas poderão entrar em uma determinada área.

Para saber como configurar o horário, consulte o tópico cadastro de horário. Após definir o horário clique no botão continue (Figura 17).

Figura 17 - Regra de Acesso / Quando?

Onde?

A quarta etapa é definir a área que o departamento padrão terá acesso, para saber como cadastrar uma área consulte o tópico cadastro de área. Quando a área está definida basta clicar no botão continue (Figura 18).

Figura 18 - Regra de Acesso / Onde?

Confirmação dos dados.

A quinta etapa é a confirmação do dados. Reveja todas as informações e clique no botão concluir (Figura 19).

Figura 19 - Regra de Acesso / Confirmação