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Principais erros na comunicação entre RH e colaboradores

O Departamento de Recursos Humanos de uma empresa é um dos setores mais estratégicos para o bom desempenho do negócio. Muitos erros na comunicação entre o RH e os colaboradores, no entanto, podem colocar tudo a perder.

Durante alguns anos, técnicas de administração mais conservadoras estimularam o RH a se tornar um setor blindado e impermeável ao relacionamento com os funcionários.

Basicamente, se resumia ao departamento responsável pelo pagamento e pelo cumprimento das demais obrigações trabalhistas.

Hoje isso já não funciona mais assim, e o RH tem a função de zelar pelo bem estar dos colaboradores e manter-se sempre disponível para receber as demandas dos trabalhadores.

Para essa engrenagem funcionar, é preciso que o RH esteja aberto para o diálogo permanente com o time.

Entre os erros na comunicação entre o RH e os colaboradores, podemos destacar os mais frequentes.

  • Mudanças em procedimentos comunicadas em cima da hora

Se por algum motivo a empresa mudou turnos de trabalho ou até mesmo questões menores, como a dispensa da exigência de uniformes, essas alterações precisam ser comunicadas com antecedência.

Caso a empresa não conte com um setor de comunicação interna, caberá ao RH emitir essas circulares.

Um ou mais profissionais devem ser designados para fazer essas comunicações, que podem ser no email corporativo ou nos murais da firma.

Sobre essa questão, é importante que o RH estimule o uso do email, um canal oficial e corporativo. Virou fórmula fácil dizer que “ninguém lê email” quando, na verdade, o que falta é lembrar a equipe sobre a importância formal dessa ferramenta.

  • Alterações em férias

Pela legislação trabalhista, a responsabilidade por agendar as férias é do empregador, que precisa comunicar essa data com antecedência mínima de 30 dias – o aviso prévio de férias.

O bom senso reza que, sobretudo nas organizações menores, o período de descanso seja negociado entre ambas as partes.
Caso seja necessário mudar essa programação, o colaborador precisa ser igualmente informado.

  • Alterações em folgas

Poucas coisas tiram mais o funcionário do sério do que ser avisado em cima da hora de que terá que trabalhar no fim de semana ou, pelo contrário, estará de folga quando pensava que trabalharia.

As pessoas têm o direito de se programar e não vivem sozinhas: possuem famílias e outras pessoas que dependem desse planejamento.

É claro que algumas empresas têm realidades muito dinâmicas, mas isso não impede que haja o mínimo de organização e escalonamento.

  • Estímulo às fofocas

Se o RH não assume as rédeas da comunicação da firma no que diz respeito aos assuntos trabalhistas, abre margem para um mar de boatos sobre possíveis demissões e promoções.

É sempre desejável que o RH deixe claro que tem a prerrogativa de divulgar essas informações e que qualquer assunto difundido fora desses canais não merece ser levado adiante.

  • Desorganização nas rotinas internas do RH

O RH precisa ser um setor muito organizado, de preferência contando com sistemas internos que auxiliem na comunicação.

O setor também deve ter regras claras para recebimento de atestados médicos e licenças, pedidos de antecipação de décimo-terceiro ou do próprio salário, datas para buscar o espelho de ponto e o informe de rendimentos, entre outros pontos.

Se a cada semana a rotina interna do RH funciona de um jeito, os empregados tendem a não levá-lo a sério.

A Control iD tem uma ferramenta ideal para ajudar o RH a automatizar parte considerável de sua rotina, liberando os trabalhadores para cuidar do relacionamento com os funcionários.

O RHiD é o software de apuração de ponto que compila e consolida as informações geradas nos relógios eletrônicos de ponto, possibilitando a programação de jornadas complexas e a marcação remota dos horários dos colaboradores, por meio do aplicativo de ponto mobile.

Conheça melhor o programa aqui.

Este post foi modificado em 23/04/2021

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