Uma das principais dúvidas entre os empreendedores que aumentaram o rol de atuação e passaram a vender mais pela internet, sobretudo durante a pandemia de coronavírus, é sobre a possibilidade de emitir CF-e SAT para vendas online. Recentemente, a Secretaria de Estado da Fazenda respondeu a um questionamento de contribuinte que tinha a seguinte dúvida:
A autora da consulta é inscrita no Simples Nacional e tem como atividade econômica principal o “desenvolvimento de programas de computador sob encomenda (CNAE – 62.01-5/01) e, dentre suas atividades secundárias, está a de “comércio varejista especializado de equipamentos e suprimentos de informática”.
De acordo com o Regulamento do ICMS (RICMS), é devida a emissão de CF-e SAT para as vendas que tenham o valor de até R$ 10 mil a cidadão que não seja contribuinte do imposto, quando a mercadoria for retirada ou consumida no próprio estabelecimento e quando for entregue em domicílio, em território paulista.
Vale lembrar que, se a venda se destinar a consumidor que mora em outro Estado, o contribuinte precisa mesmo emitir a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e).
É preciso, portanto, reunir as condições de maneira coincidente:
Dúvidas dessa natureza são bastante frequentes na cena tributária: em 2017, o Estado respondeu a uma outra consulta, feita por contribuinte que tinha como principal atividade a “fabricação de conserva de frutas” (CNAE 10.31-7/00) e, como atividade secundária, a “fabricação de outros produtos alimentícios” (CNAE 10.99-6/99) e o “comércio atacadista de cereais e leguminosas beneficiados, farinha, amidos e féculas, com atividade de fracionamento e acondicionamento associada”.
A resposta foi a mesma: “a consulente poderá emitir CF-e SAT em suas vendas pela internet, desde que, concomitantemente: (i) a venda não ultrapasse o valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais); (ii) o comprador seja não contribuinte do ICMS e (ii) a mercadoria seja entregue em domicílio, em território paulista”.
As respostas, vale lembrar, são emitidas de acordo com a legislação vigente na data da consulta. É sempre recomendável ficar atento a eventuais mudanças nas normas de natureza tributária.
Quer saber mais sobre o SAT Fiscal? Acesse nosso blog! São matérias diárias para manter você informado!
Este post foi modificado em 04/06/2020
Tolerância de Ponto é um limite de tempo estabelecido pela legislação trabalhista brasileira para pequenas variações no registro da jornada…
EVP (Employee Value Proposition), ou Proposta de Valor ao Colaborador, emerge como um pilar fundamental para o sucesso das organizações…
A automação de acesso tem transformado a maneira como empresas gerenciam a segurança física e o fluxo de pessoas em…
Comentários