Quais os erros comuns na instalação do equipamento de controle de acesso?

Quais os erros comuns na instalação do equipamento de controle de acesso?

Dispositivos de controle de acesso estão presentes em nosso cotidiano e fazem parte da rotina de segurança de inúmeros ambientes públicos e privados: bancos, condomínios, empresas, repartições, edifícios corporativos, casas de espetáculo, transporte público, etc. Estes instrumentos – catracas, torniquetes, cancelas, botoeiras, fechaduras, entre outros – garantem que o acesso a determinados espaços seja condicionado a autorizações prévias.

No entanto, erros muito comuns de instalação podem comprometer o sistema de controle, e basta seguir algumas orientações para evitá-los.

Abaixo, relacionamos as falhas de instalação mais comuns:

Falta de planejamento espacial

Antes de instalar um dispositivo de controle de acesso, é importante decidir qual o melhor lugar para colocá-lo.

Não vale responder “na entrada”!

É preciso lembrar que o controle de acesso, em determinadas situações, vai demandar uma autorização simultânea: do morador de um apartamento, do recepcionista de uma clínica médica, etc. Por isso, entradas e saídas de alguns ambientes costumam formar… filas.

Para evitá-las, é importante que o controle de acesso seja instalado em um ambiente que tenha configuração espacial para fazer esse tipo de seleção.

É muito comum deparar com falta de planejamento em prédios residenciais – e a culpa não é do controlador de acesso, muitas vezes eficiente, e sim do lugar escolhido para a portaria e dos demais dispositivos ali colocados, como clausuras, por exemplo.

O resultado é uma sequência de constrangimentos por que passam hóspedes, visitantes e prestadores de serviço.

Lembre-se: sua portaria/recepção/hall de entrada precisa ser preparada para receber este serviço!

Desatenção aos requisitos de instalação

Em geral, dispositivos de controle de acesso precisam apenas de uma fonte de alimentação à energia elétrica, e mesmo assim tem gente que se engana ao comprar o equipamento.

As cidades brasileiras cresceram e a voltagem 220V não está somente nos municípios do litoral. Certifique-se, portanto, da voltagem e da garantia de que será possível levar energia elétrica para o local do controle de acesso.

Em prédios que ainda estão em construção, é possível incluir no mapa elétrico a fiação subterrânea até a portaria. Nos já construídos, é importante levar a fiação de maneira segura até lá.

O mesmo vale para dispositivos que precisam ou possibilitam a conexão via bluetooth, Wi-Fi ou cabos externos. Do outro lado, será necessário prover todas essas conexões também.

Exposição do dispositivo de controle de acesso ao sol e à chuva

Equipamentos que não possuem proteção IP65, por exemplo, não estão preparados para aguentar sol, chuva e poeira todas as horas do dia, todos os dias da semana. Até mesmo os semáforos urbanos, blindados para esta finalidade, entram em pane com o passar dos anos.

Por isso, o ideal é que o controlador de acesso tenha a proteção especial IP65 ou fique em um lugar protegido, até para que o usuário não precise se molhar para passar o cartão/dedo em um estacionamento, por exemplo.

Falta de comunicação com o cadastro de usuários

Mecanismos de controle de acesso exigem, no outro lado, pessoal preparado ou softwares específicos para gestão de tráfego de pessoas. Isso evita as intermináveis filas em entradas de condomínios.

Por isso, o melhor a se fazer é comprar um equipamento intuitivo e que exige pouca manutenção, que se comunique com rapidez com a gestão de segurança e que seja compatível com todos os sistemas operacionais mais utilizados.

Aquisição de equipamentos de controle de acesso obsoletos

Controladores de acesso de primeira geração não estão em sintonia com o que há de mais moderno e requerido no mercado atualmente.

Muitos não fazem a identificação biométrica ou não se comunicam de maneira adequada com portarias e recepções. Outros têm capacidade muito limitada de armazenamento de autorizações e – no pior cenário – são controlados manualmente, sem a possibilidade de embarcação dos dados dos usuários.

Esses equipamentos, além de prover pouca segurança, tendem a criar mais problemas do que facilidades nos ambientes controlados.

Postas essas dicas, escolha o melhor sistema de controle de acesso para seu espaço. A Control iD apresenta uma linha de produtos que cumpre os protocolos de segurança adotados no mundo todo, e que possibilita a identificação por multimeios (biometria, senha, cartão de proximidade, código de barras). Além disso, o design arrojado e compacto traz mais objetividade para um lugar tão crítico nos ambientes públicos e privados: o espaço onde se controla o acesso.

Banner Relógio de Ponto Control iD

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades