Cadastro de usuários

Para que o iDAccess ou o iDFit identifiquem e autorizem um usuário, este deve estar cadastrado. O processo de cadastro inclui o registro de um código de identificação único do usuário (ID), a coleta de ao menos uma forma de identificação, seja ela biometria, cartão de proximidade ou senha e a associação de um usuário a um departamento ou a um horário.

Por padrão o usuário já é associado ao departamento “Padrão” e não é associado a nenhum horário além dos do departamento “Padrão”. O operador pode escolher associar o usuário a outro departamento ou a outro horário se assim o desejar. Para obter informações detalhadas sobre o cadastro de usuários consulte a seção usuários

NOTA: Caso um usuário não seja associado a nenhum departamento e a nenhum horário ele nunca será autorizado a acessar a àrea controlada pelo equipamento

Horários

É possível definir horários específicos em que os usuários serão autorizados. Dessa forma, se um usuário tentar acessar uma área controlada pelo equipamento fora do horário definido para ele, este usuário terá seu acesso negado.

O processo de cadastro de horários consiste basicamente em associar um nome ao horário e adicionar intervalos contendo: um espaço de tempo e os dias da semana em que o horário será válido.

É possível associar um horário a um departamento ou a um usuário. No primeiro caso, todos os usuários pertencentes àquele departamento ficam submetidos ao horário associado. No segundo caso, somente o usuário em questão.

Para mais detalhes sobre o cadastro de horários e associação de horários a departamentos e usuários consulte as seções usuarios e horários, respectivamente.

Departamentos

Os departamentos servem para agrupar usuários tornando mais fácil a associação de horários comuns a um grupo de usuários. O processo de cadastro de um departamento consiste na atribuição de um nome e na associação a um ou mais horários.

Para mais detalhes consulte a seção departamentos

Verificação de usuários

O iDAccess e o iDFit podem oferecer até 3 formas de identificação, sendo que nem todas as formas de identificação estão presentes em todos os modelos. As 3 formas de identificação oferecidas pelo modelo mais completo são:

  • Identificação por biometria: em que o usuário se identifica colocando seu dedo sobre o leitor biométrico diretamente (Não disponível no modelo iDAccess Prox);
  • Identificação por cartão de proximidade: em que o usuários aproxima um cartão ASK, FSK, PSK ou Mifare, conforme o modelo adquirido. O cartão não deve estar a mais de 5cm do equipamento para que ele possa ser lido;
  • Identificação por senha: em que o usuário pressiona a região da animação da tela inicial e digita seu código de identificação e sua senha.

Níveis de privilégio

Cada usuário cadastrado no iDAccess tem um nível de privilégio. Existem 2 níveis possíveis:

  • Usuário comum: usuário normal do sistema, só pode identificar-se;
  • Administrador: têm acesso a todas as opções do equipamento.

O iDAccess e o iDFit vêm de fábrica sem nenhum cadastro de usuário. Nessa situação, o acesso ao Menu do equipamento fica liberado até que seja cadastrado um usuário com privilégio de Administrador. Por isso é importante fazer o cadastro de um administrador antes de iniciar a operação do equipamento, pois caso contrário todos os usuários terão acesso a todas as funções do produto.