Primeiros passos

Instalação

Precauções iniciais

Antes de instalar seu equipamento certifique-se de que ele será instalado em um local que atenda as recomendações da seção Condições de Armazenamento e Funcionamento. Recomenda-se fixar a parte inferior do suporte a uma altura de 1,20m do chão e que não haja nenhum obstáculo a menos de 20 cm das laterais do equipamento. Considerações adicionais devem ser tomadas no caso da utilização do equipamento por crianças, cadeirantes e pessoas com deficiência física.

Certifique-se de que exista uma fonte de 12VDC, com capacidade de corrente mínima de 1A, disponível para ligação ao cabo de alimentação fornecido. A fonte deve ser, preferencialmente, de uso exclusivo do iDAccess.

Ao ligar a fonte à rede elétrica, confirme que esta é estabilizada e regulada e que não haja equipamentos que possam causar interferência ou ruídos, tais como motores elétricos, nas proximidades do equipamento.

Certifique-se também de passar todos os cabos necessários à instalação (cabo de rede, cabos de alimentação e cabos provenientes da fechadura), antes de fixar o equipamento na parede.

Fixação do Equipamento

Para instalar o equipamento siga o seguinte procedimento:

1) Utilizando o gabarito disponibilizado junto com seu iDAccess, faça os 4 furos necessários na parede.

2) Insira as buchas nos furos realizados

3) Retire seu iDAccess da caixa e desparafuse o parafuso que fixa o suporte de parede ao equipamento:

4) Remova o suporte de parede do equipamento, deslizando-o para baixo:

5) Fixe o suporte na parede utilizando os parafusos apropriados

6) Conecte os cabos de ligação ao equipamento.

7) Fixe o equipamento no suporte de parede encaixando-o nas travas do suporte e deslizando o equipamento para baixo:

8) Parafuse o equipamento no suporte, utilizando o mesmo parafuso retirado no passo 3.

Conectores

Devido à grande versatibilidade do iDAccess e do iDFit, estes possuem um conjunto extenso de conectores disponíveis, que estão agrupados em 5 grupos.

Pinos de alimentação

Estes conectores devem ser ligados à fonte de alimentação. O cabo preto deve ser ligado à saída terra da fonte e o cabo vermelho deve ser ligado à saída de 12VDC. Observe o esquema de ligação abaixo:

Pinos de conectividade

Estes conectores possibilitam que o controlador de acesso se comunique com outros equipamentos, tais como leitores de cartão, controladoras e outros IDAccess. Para ligar leitoras de cartão utilize as entradas WIN1 e WIN0. Já para ligar o equipamento a uma controladora externa utilize a saída WOUT1 e WOUT0.

Pinos de alarme

Estes conectores possibilitam que o equipamento comporte-se como uma central de alarme. Para ativar sensores de alarme externos conecte os pinos do sensor a uma das 5 entradas e ao conector de terra, conforme observado abaixo:

  • A saída AL+/AL- permite que a saída de alarme seja transferida para uma central de alarme externa. Para isso basta conectar os pinos AL+/AL- à entrada de alarme da sua central de alarme.

Pinos de controle de porta

Estes conectores permitem a conexão de fechaduras, botoeiras e sensores de porta ao equipamento.

Alimentação

É recomendado que se utilize uma fonte 12V/1A exclusivamente para a alimentação do iDAccess. No entanto, é possível utilizar a fonte de alimentação do equipamento para alimentar outros equipamentos, tais como fechaduras. Neste caso, certifique-se de que a capacidade de fornecimento de corrente da fonte seja superior à soma das correntes consumidas pelos equipamentos conectados a ela.

Conectividade

O iDAccess pode ser conectado à rede por meio de um cabo ethernet simples 10/100Mbps, utilizando o protocolo TCP/IP. Para que o equipamento funcione corretamente em rede, e para ter acesso ao gerenciador web, é necessário configurar corretamente o endereço IP, a máscara de subrede e o gateway do equipamento.

O equipamento também possui uma entrada e uma saída Wiegand, ambas nativas, as quais podem ser configuradas para trabalhar com os protocolos Wiegand 26 (Padrão) ou ABATRACK II. Também é possível expandir o número de entradas/saídas até um máximo de 4, utilizando placas de expansão vendidas separadamente pela Control iD.

Além disso também é possível comunicar-se com outros equipamentos utilizando o protocolo RS485 utilizando os pinos RS485+ e RS485-. Este tipo de conexão precisa ser customizado pela fábrica.

Fechaduras, sensores e botoeiras

Fechaduras

O iDAccess possui suporte a três tipos de fechadura: eletroímã, eletromecânica (também conhecida por seu nome em inglês: strike) e pino-solenóide. A seguir serão detalhados os três tipos, bem como os procedimentos para instalação:

Eletroímã

A fechadura de eletroímã, Magnetic Lock em inglês, ou ainda fecho eletromagnético consiste em uma bobina (parte fixa) e uma peça metálica (atraque) que é presa à porta (parte móvel). Enquanto houver passagem de corrente pelo eletroímã a parte fixa irá atrair a parte móvel. Quando a distância entre estas duas partes for pequena, ou seja, quando a porta estiver fechada e o atraque sobreposto à parte fixa, a força de atração entre as partes pode superar 1000kg.

Assim, a fechadura de eletroímã é normalmente ligada ao contato NC do relé de acionamento, pois normalmente esperamos que passe corrente pelo eletroímã e, caso desejemos que a porta seja aberta, o relé deve abrir e interromper o fluxo de corrente.

Neste guia, a fechadura de eletroímã será representada por:

Os pinos em cinza representam o sensor de porta e podem não estar presentes em todas as fechaduras. Caso o sensor não seja utilizado, estes terminais podem permanecer em aberto.

O diagrama de ligação da fechadura encontra-se abaixo:

Eletromecânica

A fechadura eletromecânica ou strike consiste em uma lingueta ligada a um solenóide por meio de um mecanismo simples. Após a abertura da porta, o mecanismo volta ao estado inicial permitindo o fechamento da porta.

Assim, a fechadura eletromecânica tem normalmente dois contatos ligados diretamente ao solenóide. Ao passar corrente pela fechadura, a porte será destravada.

Neste guia, a fechadura eletromecânica será representada por:

Antes de instalar uma fechadura eletromecânica, observe qual a tensão de operação da fechadura. Muitas fechaduras operam com tensões entre 110V e 220V e necessitam de um esquema de ligação diferenciado para operarem em conjunto com o iDAccess.

Para ligar fechaduras eletromecânicas que operam com tensão de 12V, siga o esquema de ligação abaixo:

Pino-solenóide

A fechadura do tipo pino-solenóide, também conhecida como solenóide, consiste em uma parte fixa que possui um pino móvel ligado a um solenóide. A fechadura normalmente acompanha uma chapa metálica que deve ser presa à porta (parte móvel). O pino da parte fixa entra na chapa metálica impedindo a abertura da porta.

Neste guia, a fechadura pino-solenóide será representada por:

Os terminais em cinza (exceto o terminal +12V) representam o sensor de porta e podem ser deixados em aberto caso o sensor não seja utilizado.

O terminal +12V deve, obrigatoriamente, ser ligado à fonte de alimentação antes de operar a fechadura.

Atente para o fato de que os terminais em cinza podem não estar presentes em todas as fechaduras.

A instalação de fechaduras de pino solenóide deve obedecer o esquema abaixo:

Sensor de porta

Os sensores de porta detectam se a porta está ou não aberta. Normalmente eles são vendidos junto com as fechaduras, mas podem ser encontrados separadamente. A ligação de sensores de porta ligados à fechaduras é bem simples e segue o diagrama a seguir:

Botoeira

As botoeiras permitem que a porta seja aberta sem a necessidade de identificação no iDAccess/iDFit. Normalmente são utilizadas em saídas, para que o usuários não precise se identificar duas vezes.

A ligação da botoeira segue o diagrama abaixo:

Campainha

A campainha não possui polaridade portanto sua conexão é bem simples, normalmente são usadas para chamar a atenção do usuário em determinado ponto e normalmente é configurado no segundo relê do equipamento.

Nesse exemplo essa imagem representa a campainha:

A ligação da campainha segue o diagrama abaixo:

Lembre-se de configurar o relé 1 ou 2 (conforme a ligação realizada) para o modo campainha por meio da interface gráfica do produto (Menu -> Acesso -> Relés -> Configurar)

Modos de operação

O iDAccess e o iDFit podem ser utilizados de dois modos diferentes: modo independente e modo integrado.

No modo independente todas as operações de cadastro e identificação são realizadas pelo próprio equipamento. Neste modo o equipamento suporta o cadastro de até 2.000 digitais e pode controlar até duas portas simultaneamente. Esta solução é ideal quando a solução de acesso precisa controlar apenas uma ou duas portas e o número de usuários é relativamente pequeno.

Para situações em que há a necessidade de controlar mais de duas portas, ou onde haja muitos usuários a serem cadastrados no sistema, é recomendado utilizar a solução integrada. Neste modo de operação um ou mais iDAccess são controlador por meio do software iDSecure da Control iD. As operações de cadastro e identificação são processadas no servidor e o equipamento se restringe a enviar tentativas de identificação para o servidor e receber sinais para abrir a porta. A conexão entre o equipamento e o servidor é feita via TCP/IP. Basta que o servidor e o equipamento estejam ligados à mesma rede e que o equipamento esteja relacionado no servidor.