Cadastros

Na tela de cadastros, é possível adicionar, remover e editar os diferentes dados configurados no equipamento. Para acessá-la, basta seguir o caminho [MENU]->[CADASTROS]. Nesse menu, é possível ter acesso aos dados de usuários, departamentos, horários, feriados, dentre outras configurações.

Usuários

Na tela inicial pressione [MENU] -> [CADASTROS] -> [USUÁRIOS]. Será exibida a tela de gerenciamento de usuários:

É possível buscar um usuário por nome ou ID. Para isso, pressione o campo [BUSCAR] e digite o nome ou ID do usuário na tela de edição de texto. Em seguida, pressione [CONFIRMAR] para realizar a busca.

Considerações iniciais

O iDFace associa cada usuário a uma única pessoa que deseje ter acesso à área em que o equipamento esteja instalado.

Aviso: Apesar de ser possível associar mais de uma pessoa a um único usuário (compartilhando o ID e a senha de acesso ou cadastrando múltiplos cartões que estão sob a posse de pessoas diferentes), essa prática não é recomendada, uma vez que ela impossibilita determinar a pessoa que de fato utilizou aquele equipamento na hora em que o acesso do usuário em questão foi registrado, o que pode vir a prejudicar a consistência dos dados apresentados nos relatórios de acesso e alarme.

Cada usuário pode ter os seguintes atributos:

  • ID: O ID é o valor numérico responsável por identificar o usuário. Ele deve ser único, maior que 0 e ter no máximo 15 dígitos. Ao abrir a tela de edição de usuário um ID é sugerido, mas este pode ser alterado pressionando-se o campo de edição que contém o ID;
  • Nome: cada usuário pode ter, opcionalmente, um nome que facilite a sua identificação em locais como relatórios e lista de usuário. Por padrão, esse campo é deixado em branco;
  • Departamentos: conjunto de departamentos a que o usuário pertence;
  • Foto de cadastro: foto do usuário a partir da qual foi registrado o template para o reconhecimento facial;
  • Cartão de Proximidade: conjunto de cartões de proximidade que será utilizado para identificar o usuário;
  • Senha: senha numérica que será utilizada para identificar o usuário;
  • PIN: chave de segurança que será utilizada para autenticar o usuários;
  • Nível de privilégio: identifica se o usuário em questão é um dos administradores do equipamento ou um usuário comum;
  • Horários: conjunto de horários em que o acesso do usuário será liberado;
  • Matrícula: cada usuário pode ter, opcionalmente, uma matrícula, para fins de registro. A matrícula não é um método de identificação do usuário e não pode ser referenciada em nenhum outro lugar.

Os usuários podem ser administrados tanto pela Interface Gráfica, quanto pela Interface Web. Opcionalmente, também é possível definir um tempo de abertura customizado para um determinado usuário.

A seguir estão as instruções de como cadastrar, editar e remover usuários.

Criação de usuário

Para cadastrar um novo usuário vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [USUÁRIOS] e clique em [ADICIONAR]. Deverá aparecer uma tela como a imagem abaixo:

Preencha o ID e, opcionalmente, o nome do usuário pressionando os campos correspondentes. Caso deseje vincular o usuário a outro departamento que não o “Padrão”, pressione a guia [DEPARTAMENTO] e selecione os departamentos que queira associar, pressionando [OK] em seguida.

Aviso: O usuário será automaticamente vinculado aos horários de acesso dos departamentos a que pertence.

Cadastre as formas de identificação do usuário conforme descrito nas seções seguintes.

Caso queira acessar as configurações avançadas, pressione [AVANÇADO]. Você será redirecionado para a tela de opções avançadas:

Para vincular um usuário a um ou mais horários pressione [HORÁRIOS] e selecione os horários que deseja vincular. Em seguida, pressione [OK].

O dispositivo também permite a personalização do intervalo de tempo de acionamento da porta/relé logo após a identificação de usuário por meio do campo "Tempo de abertura (ms)" na aba [AVANÇADO].

O campo PIN serve para personalizar uma nova forma de autenticação de usuário.

Cadastro de faces

Pressione o botão .

A tela de cadastro facial será exibida, mostrando a visão da câmera. Posicione o rosto a uma distância adequada do equipamento e aguarde o processo de identificação.

Caso esteja muito próximo do equipamento ou o rosto esteja mal enquadrado, uma mensagem correspondente indicará para o usuário posicionar-se melhor para o cadastro. Se o rosto estiver bem posicionado, conforme indicado pela mensagem de texto, basta selecionar [TIRAR FOTO] para registrar a imagem de cadastro. Caso queira desistir do cadastro, basta selecionar [VOLTAR].

É importante ressaltar que a face cadastrada deve ser única para cada usuário. Caso você tente registar uma face já cadastrada em outro usuário, uma mensagem de erro aparecerá e o cadastro não será realizado.

O processo de cadastro facial também pode ser iniciado via Interface Web.

Cadastro de cartões

Pressione o botão .

Aproxime o cartão para que o mesmo seja cadastrado.

Se o cadastro ocorrer corretamente será exibida a mensagem “Cartão número (número do cartão) cadastrado com sucesso!”. Pressione [OK]. Caso o cartão já esteja cadastrado, será exibida a mensagem “Cartão já cadastrado”, indicando que você deve cadastrar outro cartão.

Caso queira retornar ao formulário anterior pressione [CANCELAR].

Cartões também podem ser cadastrados remotamente via Interface Web.

Associação de usuário a horário

Na associação de usuário a horários, por padrão, o acesso de um novo usuário é sempre liberado. Para que esse usuário possa ser bloqueado em horários específicos, é necessário que algum horário esteja associado ao seu cadastro.

Essa associação pode ser feita de duas formas: associando os horários desejados ao usuário no momento do cadastro ou da edição do seu perfil na caixa [HORÁRIOS] do menu [AVANÇADO], ou associando um departamento (e, por consequência, seus respectivos horários) a um usuário. Para mais informações sobre horários, consulte a sessão horários. Para associar um usuário diretamente a um ou mais horários, na tela de cadastro de usuários, pressione [AVANÇADO] e, em seguida, pressione [HORÁRIOS]. Selecione os horários que deseja vincular e pressione [OK].

Aviso: Quando um ou mais horários são vinculados diretamente a um usuário, TODOS os horários dos departamentos ao qual o usuário pertence serão desconsiderados.

Associação de usuário a departamento

Cada usuário pode ser associado a vários departamentos. Ao fazer isso, o usuário herda todos os horários dos departamentos a que pertence. Para fazer com que um usuário pertença a um ou mais departamentos, no menu de edição do usuário pressione o campo [DEPARTAMENTO], selecione os departamentos desejados e então pressione [OK]. Para mais informações sobre departamentos, consulte a sessão departamentos.

Edição de usuário

Para editar um usuário já existente, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [USUÁRIOS] e pressione sobre o nome do usuário que deseja editar. Para editar as informações, proceda do mesmo modo descrito na seção de usuários. Para excluir atributos específicos de um usuário, basta pressionar o botão [EXCLUIR], selecionar os atributos que se deseja excluir e pressionar [OK].

Exclusão de usuário

Para excluir um usuário, proceda para a tela de edição, conforme descrito na seção anterior, pressione [EXCLUIR] e selecione “Usuário”. Em seguida, pressione [OK].

Aviso: Uma vez que um usuário é apagado, não é possível recuperar nenhum de seus dados de nenhuma forma. Os registros de acesso continuam disponíveis mas somente podem ser localizados pelo ID (informações como o nome do usuário são perdidas).

Remoção de administradores

Quando o equipamento tem pelo menos um administrador, o acesso ao menu principal fica condicionado à identificação de um usuário com status de administrador. Para excluir todos os privilégios dos administradores do equipamento, vá em [MENU] -> [CADASTROS] e pressione o botão [APAGAR ADMINS]. Em seguida, pressione [OK].

Aviso: uma vez apagados os privilégios dos administradores, não é possível reverter o processo e o menu fica liberado até o cadastro de novos adminisitradores.

Departamentos

Na tela inicial, pressione [MENU] -> [CADASTROS] -> [DEPARTAMENTOS]. Será exibida a tela de gerenciamento de departamentos:

Nela, são listados todos os departamentos cadastrados. Para navegar pela tela, utilize as setas de navegação laterais. É possível buscar um departamento por nome. Para isso, pressione o campo [BUSCAR] e digite o nome do departamento na tela de edição de texto. Em seguida, pressione [CONFIRMAR] para realizar a busca.

Considerações Iniciais

Departamentos são utilizados para agrupar usuários que possuem horários em comum, sendo possível, dessa forma, associar um horário a vários usuários simultaneamente.

Os atributos de um departamento são:

  • Nome: o nome identifica o departamento e é de uso obrigatório. O nome não precisa ser único, apesar de ser recomendado não duplicar o nome de departamentos.

  • Horários vinculados: os horários vinculados ao departamento são aplicados aos usuários pertencentes àquele departamento. É possível associar vários horários a um único departamento.

Criação de departamentos

Para criar um departamento vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [DEPARTAMENTOS] e, em seguida, pressione [ADICIONAR].

A tela de criação de departamentos será exibida:

Digite o nome do departamento e selecione os horários que deseja vincular. Em seguida, pressione [OK] e, quando perguntado se “Deseja salvar o departamento”, pressione [OK]. Caso não queira salvar o departamento, pressione [CANCELAR].

Edição de departamentos

Para editar um departamento, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [DEPARTAMENTOS] e, em seguida, pressione sobre o nome do departamento que deseja editar. Prossiga como descrito na seção anterior para mudar os dados do departamento.

Atenção: não é possível alterar o nome do departamento “Padrão”.

Exclusão de departamentos

Para excluir um departamento, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [DEPARTAMENTOS] e, em seguida, pressione sobre o nome do departamento que deseja excluir. Na tela seguinte, pressione [EXCLUIR] e, em seguida, pressione [OK].

Aviso: ao se deletar o departamento, todos os horários que foram vinculados a usuários por pertencerem ao departamento a ser deletado deixarão de ser associados aos usuários em questão.

Aviso: o departamento “Padrão” não pode ser excluído.

Horários

Na tela inicial pressione [MENU] -> [CADASTROS] -> [HORÁRIOS]. Será exibida a tela de gerenciamento de horários:

  • Nela, são listados todos os horários cadastrados. Para navegar pela tela, utilize as setas de navegação laterais.

  • É possível buscar um horário por nome. Para isso, pressione o campo [BUSCAR] e digite o nome do horário na tela de edição de texto. Em seguida, pressione [CONFIRMAR] para realizar a busca.

Considerações Iniciais

Horários têm por finalidade determinar os intervalos de tempo em que um usuário em específico ou os participantes de um departamento podem ter seu acesso liberado.

Um horário possui os seguintes atributos:

  • Nome: o nome identifica o horário e é de uso obrigatório. O nome não precisa ser único, apesar de ser recomendado não duplicar o nome de horários.
  • Intervalos: um intervalo é um período de tempo que contém:

    • Um intervalo de tempo no qual aquele intervalo é válido (ex: 08:00 às 18:00); os dias da semana em que o intervalo é válido.

    • Cada horário pode ter mais de um intervalo, de forma que o acesso do usuário vinculado àquele horário será liberado em todos os intervalos pertencentes ao horário.

Criação de horários

Para criar um horário, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [HORÁRIOS] e em seguida pressione [ADICIONAR].

A tela de criação de horários será exibida:

  • Digite o nome do horário e siga os procedimentos descritos na próxima seção para adicionar intervalos. Em seguida, pressione [OK] e, quando questionado se “Deseja salvar o horário?”, pressione [OK].

Caso não deseje salvar o cadastro, pressione [CANCELAR].

Criação de intervalos

Para criar um novo intervalo, pressione [ADICIONAR] na tela de criação de horários. A tela de criação de intervalos será aberta:

  • Digite os horários de ínicio e fim do intervalo e selecione os dias da semana em que o intervalo será válido. Em seguida, pressione [OK] para salvar o intervalo ou [CANCELAR] para descartar o cadastro do intervalo. Repita o procedimento para adicionar mais horários, se necessário.
  • Além dos dias da semana, também é possível associar os tipos de feriado em que o intervalo será válido. São possíveis até 3 tipos distintos de feriados. Para mais informações sobre feriados, consulte a seção feriados.

Após adicionar todos os intervalos necessários, sua tela de cadastro de horários deverá estar semelhante à apresentada abaixo:

  • Note que os dias da semana em que o horário é válido aparecem em branco, enquanto os demais dias da semana aparecem em cinza escuro.

Edição de intervalos

Para editar um intervalo, pressione sobre o intervalo correspondente e, na janela seguinte, pressione [EDITAR]. Edite o intervalo utilizando os mesmos procedimentos utilizados acima.

Exclusão de intervalos

Para excluir um intervalo, pressione sobre o intervalo correspondente e, na janela seguinte, pressione [REMOVER]. O intervalo será excluído da lista de intervalos.

Edição de horários

Para editar um horário, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [HORÁRIOS] e, em seguida, pressione sobre o nome do horário que deseja editar.

Prossiga como descrito na seção anterior para editar o horário.

Atenção: não é possível editar o horário “Sempre liberado”.

Exclusão de horários

Para excluir um horário, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [HORÁRIOS] e, em seguida, pressione sobre o nome do horário que deseja excluir. Na tela seguinte, pressione [EXCLUIR] e, em seguida, pressione [OK].

Aviso: Ao remover um horário, todos os usuários vinculados àquele horário ficam impedidos de acessar a área controlada nos intervalos especificados por àquele horário. Aviso: o horário “Sempre liberado” não pode ser excluído.

Feriados

Na tela inicial pressione [MENU] -> [CADASTROS] -> [FERIADOS]. Será exibida a tela de gerenciamento de feriados:

Nela, são listados todos os feriados cadastrados. Para navegar pela tela, utilize as setas de navegação laterais. É possível buscar um feriado por nome. Para isso, pressione o campo [BUSCAR] e digite o nome do feriado na tela de edição de texto. Em seguida, pressione [CONFIRMAR] para realizar a busca.

Considerações Iniciais

Feriados são datas especiais que podem ser referenciadas na criação de intervalos.

Os atributos de um feriado são:

  • Nome: o nome identifica o feriado e é de uso obrigatório. O nome não precisa ser único, apesar de ser recomendado não duplicar o nome de feriados.
  • Data inicial: representa a data inicial associada ao feriado.
  • Tipo 1: indica se o feriado é do tipo 1.
  • Tipo 2: indica se o feriado é do tipo 2.
  • Tipo 3: indica se o feriado é do tipo 3.
  • Repete: indica se o feriado se repete.

Criação de feriados

Para criar um feriado, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [FERIADOS] e, em seguida, pressione [ADICIONAR].

A tela de criação de feriados será exibida:

Digite o nome do feriado e a sua data de início. Selecione o tipo e se o feriado se repete. Em seguida, pressione [OK] para salvar. Caso não queira salvar, o feriado pressione [CANCELAR].

Edição de feriados

Para editar um feriado, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [FERIADOS] e, em seguida, pressione sobre o nome do feriado que deseja editar. Prossiga como descrito na seção anterior para mudar os dados do feriado.

Exclusão de feriados

Para excluir um feriado, vá em [MENU] -> [CADASTROS] -> [FERIADOS] e, em seguida, pressione sobre o nome do feriado que deseja excluir. Na tela seguinte, pressione [EXCLUIR] e, em seguida, pressione [OK].