Acesso

Na tela de acesso, é possível configurar todos os parâmetros relacionados às definições de liberação de acesso. Para acessá-la, basta seguir o caminho [MENU]->[ACESSO]. Nesse menu, é possível definir o modo de operação do iDFace, o tempo de abertura de porta, as formas de identificação habilitadas, mensagens sonoras na identificação, validações, parâmetros da saída Wiegand e OSDP e configurações de intertravamento via rede.

Modo de Operação

O iDFace pode operar em diversos modos de operação: Standalone, Pro (modo online), iDBlock primário ou iDBlock secundário.

Standalone

Neste modo, o equipamento precisa ter seu banco de dados preenchido com todas as informações de que necessita para identificar e autorizar um acesso. Isso é, cadastros de usuários, biometrias/cartões, departamentos, horários e regras de acesso.

Pro (Online)

Neste modo, quando o usuário inicia uma identificação biométrica no equipamento, este analisa os dados captados através do seu próprio algoritmo biométrico e identifica o usuário correspondente em seu banco de dados local.

Apenas o ID do usuário identificado é enviado ao servidor para que este processe as regras de acesso e determine se deve ou não conceder a autorização.

Para mais informações, consulte a documentação do Modo Pro.

Modo iDBlock primário

Neste modo dispositivo comporta-se como o controlador da catraca. Responsável por acionar a liberação de giro para o lado correspondente, manter o registro de acessos e fazer a comunicação com o servidor (tanto no modo pro quanto standalone).

É obrigatório que um dispositivo seja configurado como primário e apenas um dispositivo pode desempenhar esse papel em uma mesma catraca.

Quando configurado em primário, podemos configurar também o estado padrão da catraca em quatro modos:

  • Acesso sempre controlado (padrão): Ambos os lados são controlados pelo dispositivo correspondente. Caso a iDBlock Next possua apenas um dispositivo, o sentido de liberação será sempre para ambos os lados.

  • Ambos os lados liberados: A iDBlock Next funciona com a passagem sempre liberada para ambos os lados. Este caso de uso só tem interesse prático durante a configuração/implantação do projeto.

  • Lado direito liberado: O lado direito fica sempre liberado e o lado esquerdo controlado pelo dispositivo correspondente.

  • Lado esquerdo liberado: O lado esquerdo fica sempre liberado e o lado direito controlado pelo dispositivo correspondente.

Modo iDBlock secundário

O dispositivo de interface configurado como secundário tem como função coletar os dados de identificação apresentados a ele (face, impressão digital, cartão, senha ou outro) e enviá-los ao primário para a conclusão do processamento da tentativa de acesso. O dispositivo secundário não se comunica com nenhum software, não envia comandos de acionamento para a catraca e não armazena registros de acesso.

Alteração do modo

Para alterar o modo de operação do iDFace, pressione o ícone [MENU] -> [ACESSO] -> [MODO DE OPERAÇÃO]. Ao clicar nesse ícone, veremos o modo de operação atual:

Clicando em [RECONFIG.] podemos decidir configurar o dispositivo como controlador de um conjunto iDBlock Next ou não, basta selecionar a opção desejada e [PRÓXIMO]

Configuração em iDBlock

Selecionada a opção de controlador de uma iDBlock Next, temos a configuração de modo primário e secundário, como na imagem a seguir:

Ao selecionar o modo secundário e clicar em [PRÓXIMO], a configuração se encerra e uma tela de confirmação é apresentada. Caso selecionemos a configuração em primário, escolhemos o estado padrão da catraca e, em seguida, o sentido de giro.

Configuração em modo Pro

Configurado o equipamento tanto em modo iDBlock primário quanto em modo normal (selecionando [NÃO] para a opção de configuração iDBlock em [MENU] -> [ACESSO] -> [MODO DE OPERAÇÃO] -> [RECONFIG.]) somos apresentados à tela de escolha de modo online ativado ou não:

Quando o modo for alterado para Online, o ícone [MENU] -> [ACESSO] -> [MODO DE OPERAÇÃO] irá levar a uma página na qual pode ser visualizado o status de configuração do modo Pro.

Na página seguinte, é possível alterar a senha mestra do equipamento.

Formas de identificação

Na tela inicial, pressione [MENU] -> [ACESSO] -> [FORMAS DE IDENTIFICAÇÃO]. Será exibida a tela para a configuração dos parâmetros relacionados aos diferentes tipos de leitores que podem liberar o acesso:

Habilitar/desabilitar leitores

Para habilitar ou desabilitar um leitor que possibilita o acesso, clique em [HABILITAR / DESABILITAR LEITORES]. A tela seguinte é mostrada na imagem abaixo:

Como pode-se observar, há 5 tipos de leitores que permitem o acesso: facial, cartão, QR Code, ID e Senha e PIN.

Se o leitor facial estiver ativado, o iDFace irá iniciar o processo de identificação facial toda vez que uma pessoa for detectada pelas câmeras do terminal. Caso a pessoa detectada possua uma face cadastrada e autorizada, o acesso será liberado.

Analogamente, se o leitor de cartão estiver ativado e um cartão for aproximado do terminal, o iDFace irá verificar se o cartão está vinculado a algum usuário cadastrado e autorizado. Caso esteja, o acesso será liberado.

Se o leitor de QR Code estiver ativado, quando um QR Code for detectado pelas câmeras do terminal, o iDFace irá verificar se o QR Code está vinculado a algum usuário e liberará o acesso caso o mesmo esteja autorizado.

Já o ID e Senha, se estiver ativado, impossibilita o uso do modo PIN. Caso ativado, no momento em que o usuário clicar na tela inicial, o iDFace verificará o acesso através do ID e senha vinculados ao usuário e o liberará caso este esteja autorizado.

Por fim, o PIN, caso esteja ativado, impossibilita o acesso por ID e Senha. Caso ativado, no momento em que o usuário clicar na tela inicial, o iDFace verificará o acesso através do PIN vinculado ao usuário e o liberará caso o este esteja autorizado.

Obs: por padrão, todos os leitores de acesso estão ativados, exceto o modo PIN.

Configurar QR Code

Para configurar o modo de operação do QR Code, clique em [CONFIGURAR QR CODE]. A tela seguinte é mostrada na imagem abaixo:

No Modo Somente Numérico (Padrão), o conteúdo do QR Code deve ser numérico de 64 bits. O QR Code será gravado como um objeto do tipo cards.

No Modo Alfanumérico, são aceitos caracteres alfanuméricos na representação do QR Code e o objeto utilizado para armazenamento será do tipo qrcodes. O iDFace também é compatível com leitor de QR Code USB. Leitores de QR Code Wiegand não são suportados neste modo.

No Modo Numérico Hexadecimal, o conteúdo do QR Code deve ser numérico hexadecimal de 64 bits. O QR Code será gravado como um objeto do tipo cards.

O modo de leitura padrão é o somente numérico.

Leitura de Cartão

Para configurar o modo de leitura do cartão, clique em [LEITURA DE CARTÃO]. A tela seguinte é mostrada na imagem abaixo para ambos os tipos de cartão suportados:

Leitura de cartão Mifare

As opções possíveis estão relacionadas com a ordem de bytes em que será feita a leitura: Padrão, W26, LSB, LSB64, LSB W26.

Leitura de cartão ASK

As opções possíveis estão relacionadas ao tamanho de área e tamanho do código de usuário. Valores para tamanho de área: 0 bits ou 8 bits (padrão). Valores para tamanho do código de usuário: 16 bits (padrão), 24 bits, 32 bits ou 40 bits.

Obs: Para utilizar o tamanho de código de usuário de 40 bits, é necessário que o tamanho da área seja de 0 bits.

Ocultar nome no Acesso

Para configurar se o nome no acesso estará oculto ou não, basta clicar em [OCULTAR NOME NO ACESSO].

Modo de identificação

Com esta opção podemos configurar identificação nos modos 1:1, 1:N ou Face em cartão.

Mensagens de áudio

Na tela inicial, pressione [MENU] -> [ACESSO] -> [MENSAGENS DE ÁUDIO]. Será exibida a tela para a configuração da resposta sonora dos eventos de identificação.

Definições dos eventos sonoros

Existem 4 eventos que possuem resposta sonora: "Não identificado", "Autorizado", "Não autorizado" e "Use máscara". Esse menu possui 3 telas que podem ser acessadas através do botão "Próximo":

A tela acima permite configurar a resposta sonora dos eventos "Não identificado" e "Autorizado". Por padrão, todos as mensagens sonoras estão desativadas.

É possível alterar as mensagens sonoras para "Padrão" ou utilizar um arquivo de áudio com uma mensagem personalizada.

Obs: o arquivo de áudio pode ser carregado no iDFace através da interface WEB ou por requisições da API. Para mais informações, consulte a documentação da API.

Na figura abaixo, é mostrado a tela seguinte, na qual pode-se configurar as mensagens sonoras dos eventos "Não autorizado" e "Use máscara".

Volume

Por fim, ao avançar para a última tela, é possível ajustar o volume dos áudios que serão reproduzidos. Os 3 níveis de volume são: normal, médio ou alto. O volume padrão é o normal:

SecBox

Na tela inicial, pressione [MENU] -> [ACESSO] -> [SECBOX]. Será exibida a tela para a configuração dos parâmetros relacionados à abertura de porta:

  • Sensor de porta: Este botão permite ativar ou desativar o sensor de porta.

  • Modo do sensor: Define se o modo do sensor de porta: normalmente aberto ou normalmente fechado.

  • Fechamento inteligente: Este parâmetro indica se o relê deverá fechar quando o sensor de porta abrir.

  • Tempo de abertura (ms): Representa o tempo de abertura do relê da SecBox em milissegundos.

  • Abrir porta: Permite abrir o relê de porta ao apertar o botão.

Ao clicar em [PRÓXIMO], a seguinte página é apresentada:

  • Padrão: No modo de comunicação padrão, a SecBox pode se comunicar com qualquer equipamento.

  • Avançada: No modo de comunicação avançado, a SecBox poderá se comunicar somente com o iDFace que a configurou.

Pressionando o botão [PRÓXIMO], uma nova página de configuração da SecBox é apresentada.

  • Sempre Aberto: Permite manter a porta sempre aberta.

  • Bloqueado: Mantém a porta sempre fechada.

  • Desabilitado: Não há tratamento especial para esse tipo de cenário.

Ao pressionar o botão [PRÓXIMO], o último menu de configuração da SecBox é apresentado.

Nesse menu, é possível atualizar o firmware da SecBox.

Validações

Na tela inicial, pressione [MENU] -> [ACESSO] -> [PRÓXIMO] -> [VALIDAÇÕES] para entrar na tela de configuração das validações.

Essa funcionalidade permite que um usuário com acesso autorizado não seja novamente autorizado dentro de um intervalo de tempo previamente definido. Ou seja, realiza o controle de anti-dupla entrada.

  • Tempo: O intervalo de tempo padrão é 720 minutos. Nessa página, é possível habilitar ou desabilitar a funcionalidade de validação e definir o intervalo de tempo de atuação dela.

  • Nível de log de Acesso: Define se os log que serão mostrados no log de Acesso terão nível baixo ou nível alto. No nível baixo, o equipamento não registra tentativas de acesso que falharam. No nível alto, o equipamento registra todas as tentativas.

Pressionando [PRÓXIMO], uma nova página surgirá, podendo escolher como serão tratadas a exclusão de usuários expirados:

  • Todos: Todos os usuários expirados serão excluídos, sem excessão.
  • Visitantes: Apenas visitiantes serão excluídos.
  • Desabilitar: Não há exclusão de usuários expirados.

Wiegand

Na tela inicial, pressione [MENU] -> [ACESSO] -> [PRÓXIMO] -> [WIEGAND]. Será exibida a tela para a configuração dos parâmetros relacionados às definições da saída via protocolo Wiegand:

  • Modo: Configura o tipo de saída de dado: transmissão de ID, transmissão de cartões autorizados ou transmissão de qualquer cartão.

  • Tamanho: Define o número de bits de saída do protocolo Wiegand. Valores possíveis: 26 (padrão), 32, 34, 37, 40, 66.

Pressionando [PRÓXIMO], o usuário será redirecionado à seguinte tela:

  • Ordem dos bytes: Define a posição do bit mais significativo do protocolo Wiegand: MSB (bit mais significativo está à esquerda) e LSB (bit mais significativo está à direita).
  • Transação negada: configurações de códigos de retorno para transação negada.

OSDP

Na tela inicial pressione [MENU] -> [ACESSO] -> [PRÓXIMO] -> [OSDP]. Será exibida a tela para a configuração dos parâmetros relacionados as definições da saída via protocolo OSDP:

Endereçamento

Como é mostrado na imagem abaixo, após habilitar o protocolo OSDP, pode-se configurar o endereço do módulo de comunicação. Em seguida, através do Baud Rate, é permitida a escolha da taxa de transmissão dos dados em bit/s.

Formato

Também é possível escolher o formato dos dados transmitidos: Binário (padrão), Wiegand ou ASCII. Na sequência, caso o formato escolhido seja Wiegand, pode-se definir o número de bits de saída do protocolo OSDP. Valores possíveis: 26 (padrão), 32, 34, 56 e 66.

Modo

Conforme a imagem abaixo, é permitido habilitar o canal seguro obrigatório e o modo de instalação. Para habilitar o Modo de Instalação, deve-se aguardar o reinício obrigatório de ativação do OSDP. Após isso, o Modo de Instalação ficará habilitado até que aconteça uma das condições abaixo: - Troca de chave; - Passado o período de 30 minutos; - Reinício. Por fim, pode-se configurar o tipo de saída de dados: transmissão de ID (padrão), transmissão de cartões autorizados ou transmissão de qualquer cartão.

Após definidos os parâmetros do OSDP, pressione o botão [OK] para salvar as configurações.

Intertravamento via rede

Na tela inicial pressione [MENU] -> [ACESSO] -> [PRÓXIMO] -> [INTERTRAVAMENTO VIA REDE]. Será exibida a tela para configuração dos parâmetros do intertravamento via rede, tais como as opções para ignorar o intertravamento ao abrir a porta via Botoeira ou API, além do botão que leva à tela de cadastro de regras de intertravamento.

A funcionalidade de intertravamento via rede consiste em este dispositivo (que será chamado de dispositivo local) verificar o estado da porta de outros dispositivos cadastrados nele (que serão chamados de dispositivos remotos). Caso a(s) porta(s) do(s) dispositivo(s) cadastrado(s) esteja(m) fechada(s), o dispositivo local irá liberar o acesso (considerando que a identificação seja bem sucedida); Caso contrário, o acesso será negado e será exibida uma mensagem orientando o fechamento de quaisquer outras portas abertas.

Habilitar intertravamento remoto

Permite habilitar ou desabilitar a funcionalidade de intertravamento remoto. Ao habilitar o intertravamento, a abertura da porta tanto via API quanto via Botoeira será condicionada pelo intertravamento.

Ignorar intertravamento ao abrir porta via API

Ao habilitar essa funcionalidade, o intertravamento será ignorado ao enviar um sinal de abertura de porta via API, ou seja: a porta será aberta independentemente do estado da(s) outra(s) porta(s) cadastrada(s).

Ignorar intertravamento ao abrir porta via botoeira

Ao habilitar essa funcionalidade, o intertravamento será ignorado ao abrir a porta via Botoeira ligada à SecBox, ou seja: a porta será aberta independentemente do estado da(s) outra(s) porta(s) cadastrada(s).

Editar regras de intertravamento

Ao pressionar nesse botão, a seguinte página, de listagem de regras de intertravamento remoto, será exibida:

Considerações iniciais

É possível cadastrar diversos equipamentos para serem intertravados remotamente: este dispositivo irá verificar o estado da porta de cada um dos dispositivos cadastrados, cuja regra esteja habilitada.

Ao pressionar em [ADICIONAR], será exibida a seguinte tela:

Nesta tela temos os seguintes campos:

  • Nome da Regra: O Nome da Regra é o nome que será dado a este cadastro, no dispositivo local. Serve apenas para fins de organização.
  • IP do Dispositivo Remoto: O IP do dispositivo remoto a ser intertravado com este dispositivo local.
  • Login do Dispositivo Remoto: O Login do dispositivo remoto a ser intertravado com este dispositivo local.
  • Senha do Dispositivo Remoto: A Senha do dispositivo remoto a ser intertravado com este dispositivo local.
  • Habilitar Regra: Este botão permite habilitar ou não esta regra de intertravamento, o que permite desativar apenas esta regra, sem ter que desativar o intertravamento ou excluir a regra.
  • Testar Conexão: Este botão permite realizar um teste, para saber se foi possível se conectar ao dispositivo remoto.

De forma similar, ao pressionar sobre o nome de uma regra cadastrada, será possível editá-la, abrindo uma tela similar à tela de cadastro. Nessa tela, caso deseje excluir a regra, pressione em [EXCLUIR].

Ao pressionar [OK], a regra será salva. Caso deseje cancelar as alterações feitas, pressione [CANCELAR].